Tenha.
Quando você pega uma VM você paga pela RAM e pelo espaço em disco e a cloud te aluga RAM e espaço em disco. No entanto, se a VM vier automaticamente com um swap ativo a cloud vai precisar dispor de mais disco swap + o acordado. Se uma VM tem 512mb de RAM e 20Gb de disco, teria que dispor de pelo menos 256mb de swap, imagina essa escala para uma cloud com milhões de VMs. Por isso as VMs de diversas clouds vem sem SWAP File e deixa para você a responsabilidade de ativar! <3
O que afinal é o SWAP e para que serve?
O swap file nada mais é que um espaço no seu disco destinado a receber dados que estão na memória quando o seu sistema está ficando sem para continuar rodandos as aplicações. O kernel notando que vai dar merda pega uma sessão da RAM que está destinada a um programa que está com baixa prioridade ou em espera e coloca temporariametne dentro do swap. Liberando assim a memória RAM para continuar funcionando.
Imagina que o seu sistema está rodando, tem pouca memória, precisa executar novos processos, mas não tem SWAP configurado. O que acontece? Sim, dá merda. O kernel vem matando os processos através do OOM Killer, mas antes ele lança essa bela imagem.
Criar um SWAP file
O comando abaixo aloca um gigabyte para o swap localizado na raiz do sistema no arquivo swapfile. Minha sugestão é que você coloque o seu arquivo numa partição que tenha um disco rápido.
sudo fallocate -l 1G /swapfile
Restrinja a manipulação somente ao usuário ROOT
sudo chmod 600 /swapfile
Formatamos o nosso arquivo para o formato SWAP
sudo mkswap /swapfile
Ativamos o swap que acabamos de criar
sudo swapon /swapfile
Para ver rodando basta dar um “TOP” ou “HTOP” e vai ver lá o swap, é possível que assim que você crie e habilite o swap não esteja sendo utulizado, mas com o passar de algum tempo vai estar lá ele sendo utilizado.
Pode também rodar o swapon –show para listar os swaps ativos
sudo swapon --show
Fonte:
https://rakeshjain-devops.medium.com/linux-out-of-memory-killer-31e477a45759
https://diolinux.com.br/tutoriais/como-trabalhar-com-swap-files-no-ubuntu.html
Deixe um comentário