WordPress – Perdendo Qualidade de Imagem e Deixando as Opacas

Se você é apressado: instale o modulo “imagick” do PHP
No Ubuntu/Debian: apt install imagick-php7.2
PECL : pecl install imagick

O WordPress tem uma classe abstrata chamada WP_Image_Editor. Há duas outras classes que a estendem chamadas WP_Image_Editor_GD e WP_Image_Editor_Imagick. Para que nós não tenhamos que criar uma função para escolher entre as classes há uma no core do WP chamada wp_get_image_editor(), que automáticamente escolhe uma das duas classes disponíveis.

Mas como exatamente o WordPress escolhe? Existe hierarquia?

Há uma segunda função chamada _wp_image_editor_choose() que faz o trabalho de escolher entre as duas classes disponíveis e nos retorna a que podemos usar. A escolha é simples, conforme a imagem, o código escolhe a que estiver disponível dando prioridade para a WP_Image_Editor_Imagick. No entanto, no meu caso eu não tinha o modulo do imagick habilitado por isso o WordPress estava usando a WP_Image_Editor_GD o que estava me fazendo perder qualidade na imagem e as deixando sem vida. Essa é a primeira vez que tenho esse tipo de problema com a biblioteca GD, vale até dar uma estudada a fundo.

Entenda, que toda imagem enviada para o WordPress é comprimida com excessão da imagem original. Logo, todas as variações das imagens que você usa no seu código é manipulada usando uma das classes disponíveis. Recomendo por tanto usar a classe do modulo imagick quando você trabalhar com imagens de agências, em sites de notícias, blogs onde a qualidade da foto precisa ser boa!


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.