Nós desenvolvedores em geral trabalhamos muito com string usando aspas, na verdade o dia todo trabalhamos fazendo conversões, concatenação, trabalhando com strings vindas do banco de dados relacional, de um XML, de diversas fontes de dados. Na maioria das linguagens ” e ‘ tem um comportamento similar, determinam o inicio e o fim de uma string. Resolvi então escrever esse post para não me deixar esquecer das diferenças entre aspas no PHP.
No PHP as aspas duplas (“) e a aspas simples (‘) assim como outras linguagens também definem uma string, mas há diferenças entre elas. As strings de formadas por aspas duplas são dinâmicas, ou seja o seu conteúdo é alterado conforme o valor de uma variável dentro do contexto, caso tenha uma variável é claro. Enquanto as aspas simples são estáticas e não fornecem mecanismos para a variação do seu conteúdo mesmo que tenha uma variável definida nela. Exemplos.
<?php
$nome = "Thiago";
$sobrenome = "Santos";
echo "Meu nome é $nome $sobrenome";
/**
* A saída será
* Meu nome é Thiago Santos;
*/
echo 'Meu nome é $nome $sobrenome';
/**
* A saída será
* Meu nome é $nome $sobrenome
*/
?>
Conseguimos ver claramente a diferença entre as duas formas. Logo se houver dúvida de quando usar uma forma ou usar a outra forma tenha em mente que as aspas duplas é dinâmica e interpretativa enquanto as aspas simples são estáticas. Assim caso você queira incluir na sua string um valor variável ou um dos carácteres (\n,\r,\t,\r\n) utilize as aspas duplas, caso contrário use as aspas simples.
<?php
$nome = "Thiago";
$sobrenome = "Santos";
echo "Meu nome é $nome\n$sobrenome";
/**
* A saída será
* Meu nome é Thiago
* Santos;
*/
echo 'Meu nome é $nome\n$sobrenome';
/**
* A saída será
* Meu nome é $nome\n$sobrenome
*/
?>
Simples né? Então vamos ficar atentos e praticar!
Referencias:
http://www.un-programmeur-php.ca/articles/chaine.php
Deixe um comentário